2016-10-04

Mas o que é teatro?

Lucas Costa

Você já parou para pensar em quantas palavras, expressões, nomes e gestos do teatro usamos no nosso cotidiano? “Seria trágico se não fosse cômico”, “Sabrina é tão dramática”, “Foi um acidente trágico” fala o repórter na TV, ou “Daniela, para de fazer cena!” são exemplos de como o teatro está no nosso vocabulário.

Alguns autores de teatro como o brasileiro Augusto Boal dizem que todo ser humano atua, no dia a dia, e que é preciso conhecer os mecanismos da atuação para agir de forma mais clara e eficiente.

De alguma forma o teatro está em nossas vidas. Quando observamos as pessoas pela janela de casa, quando brincamos de ser outra coisa que não somos, quando assistimos a um filme também estamos assistindo o resultado da transformação do teatro em outra arte.

Nossas vidas também estão no teatro, em uma história, numa canção ou numa dança muitas vezes somos levados a refletir sobre nossas questões vitais, problemas e alegrias.

Agora imagine um espaço vazio, sem cenário ou equipamentos de som e luz.

Imagine uma pessoa realizando ações teatrais, contando uma história, dançando e cantando. Ela está fazendo teatro? Ela está atuando, mas o teatro ainda não começou: o que falta? Alguém que a observe, alguém que participe como espectador dessa ação.

Esse momento chamado teatro só acontece quando unimos alguém que atua, alguém que observa essa atuação e um espaço criado por consentimento entre esses dois. Ali é instituído (começa) o teatro, no momento único de encontro entre as pessoas para que alguma ação seja executada.

É por esse motivo que o teatro é tão necessário. Pois existem poucas ocasiões em nossa sociedade (vida) em que podemos nos encontrar com desconhecidos para compartilhar um acontecimento, feito no momento exato do encontro dos atuantes com a plateia, um evento rico em sentidos, sensações e conhecimento. Arrisco dizer que um atuante (ator ou atriz),  envolvido no que faz, tem maior entendimento de algumas questões, que uma pessoa que nunca frequentou o teatro.

O teatro está em nossas vidas, e se aproximar do teatro nos possibilita nos

aproximar dela.

Nenhum comentário: